sábado, 11 de setembro de 2010

2006 e a Copa Libertadores

Recebi por email a algumas semanas atrás uma história de camisa muito legal, mas como a camisa tratada já foi postada aqui ( Para quem quiser ler uniformesdotimao.blogspot.com/2009/08/ted-lapidus_12.html ) falarei de outra camisa que o Rodrigo procura, juntamente com a história dele.

"Amigo, coleciono camisas do Timão. Mas com moderação. Ainda não tenho uma que acho linda. A preta e dourada de 2006, mas tenho outras legais, como uma autografada pelo time campeão de 2005. Ok, essa é das boas.
Posso contar algumas estórias sobre aquisições de camisas do Coringão, mas talvez essa seja a mais interessante. Ah! Esqueci de dizer que moro no RS, hoje na praia de Torres.
Em 2007, morava em Porto Alegre. Fui a trabalho a Canoas, cidade próxima. Lá vi uma cena cativante. Um menino de rua com uma camisa do Timão. Realmente, o time do povo. E era a camisa preta da Libertadores de 96. E essa me faltava. Fiquei pensativo. Como eu faço pra negociar a camisa com esse menino? Bom, sabia que eu tinha de adquiri la. E me fui!
Conversei com o menino muito pobre que queria qualquer coisa pela camisa, qualquer coisa serviria. Certo. Mas se ele vai me oferecer duas coisas maravilhosas, a camisa e esta recordação, posso tentar fazer algo por ele. Fomos a uma loja de roupas perto dali e comprei uma camisa própria para seu tamanho. Na saída, um cachorro quente e um refrigerante. Mas ainda não estava completo. Os olhos do menino já me esqueciam, direcionavam se apenas para o alimento. Não recomendo dar dinheiro a todos que peçam, mas paguei lhe a quantia pedida. E mesmo assim me senti faltando fazer algo. Troquei uma idéia com ele e antes de nos despedirmos ele agradeceu como se eu tivesse feito lhe algum favor. Creio que não o fiz.
Minha camisa tá ali no armário, junto às outras. Agora ela finalmente tem um odor aceitável, antes vocês não imaginam. Mas, mais do que isso. É uma estória do povo. Do Corinthians.
Duas perguntas ainda me inquietam. Quem doaria numa campanha de agasalho a camisa do Ted Lup alguma coisa? E onde andará esse menino.
É isso aí! Abraço e um Vai Corinthians!"


Rodrigo, as camisas não são tratadas e não tem o valor para os outros, como tem para nós, colecionadores. (In)felizmente!
Te digo o porque do "in"... Felizmente, porque essas pessoas se desfazem das camisas e as doando, de um jeito ou de outro, caem em nossas mãos através de brechós ou desse caso como você citou.

E INfelizmente porque as vezes elas vão para o LIXO.
Conversei com um corinthiano que trabalha na fábrica do meu avô e disse a ele que eu colecionava camisas e ele simplismente me disse que tinha uma camisa de 1977, mas com o tempo ela ficou velha e ele jogou ela no LIXO.

Infelizmente não é da nossa cultura guardar esse tipo de coisa histórica, no museu do estádio centenário no Uruguai , por exemplo, estão expostas camisas da copa de 1930 além da bandeira que os jogadores entraram em campo.
E nosso clube? Tem alguma camisa além das camisas da "Administração Alberto Dualib" no memorial? A resposta é NÃO.

Mas, trataremos nesse post também de outra camisa, essa mais nova, mas também pouco utilizada que foi o terceiro uniforme de 2006. Como aqui falamos de camisas, então falaremos dela e não do campeonato onde a camisa foi utilizada !

Segue notícia do Site Uol da época em que a camisa foi lançada:
"O Corinthians irá usar um novo uniforme na estréia da Copa Libertadores 2006 contra o Deportivo Cáli, no dia 15, na Colômbia.

A camisa é semelhante ao uniforme 2, predominante em preto, mas com listras e números dourados, substituindo o branco. A cor é uma referência ao título brasileiro conquistado pelo clube no ano passado, segundo informação da Nike.

As estrelas dos quatro títulos brasileiros, além do Mundial de Clubes da Fifa, levantando em 2000, também são douradas e não mais amarelas.

Esta é a segunda vez que a Nike, que renovou o contrato com o clube no final do ano passado, lança um uniforme número 3 para o Corinthians. Em janeiro de 2004, o Timão atuou com camisas pretas com listras horizontais cinzas.
"


Camisa muito bonita, mas que não nos trouxe a sorte (ou competência) de vencer a libertadores daquele ano, além de um trágico fim numa noite no Pacaembu diante do River Plate da Argentina.




E como toda camisa Nike os patrocínios e números são de um material muito fraco.
Essa camisas após algumas lavadas e a falta de cuidado ficam assim :


Quem tiver essa camisa e estiver disposto a vender, entre em contato com bluesrodrigo@yahoo.com.br e façam negócio !!
Muito obrigado Rodrigo por colaborar aqui com o blog !


No próximo post vou colocar umas fotos do 3º encontro de colecionadores além de falar de outra camisa bem especial.

Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!
Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.