quinta-feira, 28 de abril de 2011

1984 - Carnê Corintião

Já que o assunto mais falado ultimamente é sobre estádio do Corinthians, vamos falar sobre uma camisa que se trata do mesmo assunto.

Não quero falar sobre maquetes e outras tantas coisas que mexeram com os sonhos dos corinthianos de terem uma casa própria.

E sim falar de um dos projetos que virou até camisa na época pra divulgação e que infelizmente, não foi daquela vez que saiu. rs
Fé em Deus que esteja pronto pra Copa de 2014 e mandarmos um CHUPA a mais pros bambis!

Mas agora falando sobre a camisa, o carne corintião tinha como objetivo arrecadar fundos para a construção de um estádio, isso foi repassado através da camisa para os torcedores.

Engraçado que uma das fotos que encontrei com essa inscrição, vem com a data de 13/12/1984 que curiosamente não tem um jogo oficial do Corinthians. rs

As camisas são do mesmo modelo das outras do começo dos anos 80 e só muda a inscrição mesmo.

Segue foto do carnê !
Acredito que raros corinthianos ainda possuem um desse guardado !




Curiosamente no carnê o Corintião esctá escrito com a letra H, diferente do que se encontra nas camisas.

Diferente de todas outras camisas da década de 80, o "Corintião cartela milionária" também é costurado na camisa branca ! E como na foto todos aparecem de mangas compridas, quer dizer que pelo menos dois jogos essa camisa foi utilizada !





Foto tirada provavelmente no Pacaembú pelas arquibancadas de fundo.




É igual a Cofap e das Duchas Corona, onde são costuradas sobre a camisa .



Essa do Biro-Biro foi tirada no Morumbi, porém sem data especificada.

Achei uma reportagem falando sobre a pedra fundamental do estádio, colocada 1 ano antes.
Pedra que simplismente não existiu. rs

http://placar.abril.com.br/copa-do-mundo-2014/corinthians/socrates/materias/%E2%80%9Cpedra-fundamental-foi-apenas-para-nao-perdermos-o-terreno%E2%80%9D.html?print=true&post_id=21270

E talvez daí tenha saido essa foto tão comentada ultimamente.


Como meu assunto é somente camisas, eles que se virem pra construir o estádio e eu me viro pra conseguir essas duas lindas camisas !

Obs; No livro do Paulo Gini "A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil" aparecem os dois modelos escritos apenas "Corintião" se alguém já viu ou conhece esses modelos, por favor me mandem fotos !



Até o próximo post !

Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!

Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.

________________________________________________

Informação adicional do amigo André Lacerda :

Eu identifiquei os jogadores da foto que você colocou no último post e achei dois jogos no "Almanaque do Corinthians" que têm aquela formação. Nos dois jogos, o Corinthians perdeu por 1 x 0, hehehe: pro América de Rio Preto (26/7/1984) e pra Inter de Limeira (8/8/1984). As duas escalações têm ainda o atacante Paulo César, que não aparece na foto. Os jogadores que estão lá são esses: Em pé - Lima, Zenon, Arturzinho, Eduardo, Solito e Wladimir - Agachados - Paulo, Biro-Biro, Juninho e Édson.


Muito obrigado cara !
Isso ajuda e muito a saber em quais jogos o Corinthians utilizou certas camisas e isso ajuda até em saber quantas dessas +- existem perdidas por aí!


quarta-feira, 20 de abril de 2011

1992 - Kalunga de ombros brancos

Venho hoje falar sobre uma camisa que consegui recentemente e fiquei MUITO, mas MUITO feliz mesmo.

Trata-se de um modelo usado em (TALVEZ!) apenas um jogo do campeonato paulista de 1992.
Onde infelizmente perdemos pras meninas do morumbi por 3 x 0 na casa delas.

Ouvi dizer que essa camisa foi usada nesse jogo e após perder nunca mais foi utilizada, coincidentemente ou não, o único registro em foto e vídeo que tenho dessa camisa é nesse mesmo jogo em 04/10/1992.

http://www.youtube.com/watch?v=ko0uEHPbQO8&feature=related


Essa minha camisa está bem usada, porém não perde o seu brilho e a sua raridade, principalmente por ser um modelo que foi utilizado em jogo.



SE a minha não tivesse sido tão usada, estaria igual a essa, modelo que também foi vendido em loja, porém acredito que em poucas unidades.



Duas fotos do jogo em que foi utilizada.



Trata-se de um modelo bem parecido com a Kalunga mais tradicional que eu já falei aqui no blog.
(http://uniformesdotimao.blogspot.com/2009/09/kalunga-19924.html) e acredito que tenha sido inspirada em um modelo de camisa do Paysandu !



Essa da marca campeã, mas também já vi um mesmo modelo da Finta, essa por ser mais antiga parece ser a pioneira ! O que acham ?

E essa é só mais uma de tantas Kalungas que surgiram no começo dos anos 90 e preenchem nossas lindas coleções !

Até o próximo post !

Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!

Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Maravilhosos anos 80

Venho hoje falar sobre as camisas dos anos 80, talvez daí veio a maior dor de cabeça dos colecionadores, já que foi permitida a publicidade nas camisas e muitas foram utilizadas em pouquíssimos jogos e como dizem 'a troco de pinga', bem diferente dos dias de hoje.

O Corinthians após as camisas 'furadinhas' da penalty do campeonato paulista de 1979 onde se consagrou campeão paulista já no ano de 1980, fechou contrato com a Topper que forneceria suas camisas até o ano de 1989.

Mas a Topper não possuia uma fábrica própria o que confunde a cabeça de muito colecionador quando o assunto se trata de anos 80, por que uma camisa da Topper tem uma etiqueta da Dellerba ? E por que uma camisa do mesmo modelo, as vezes usada em um mesmo jogo possui etiquetas diferentes ? Por que uma camisa preparada pra um jogo tem modelos diferentes ? Qual era o critério pra usar ou mexer com essas camisas? Elas tinham importância na época ?

Essas dúvidas ficaram mais fortes na minha cabeça após eu receber uma camisa da final de 1982 com o primeiro patrocínio do Corinthians, a Bombril.
Percebi que ela possuia o patrocínio um pouco menor que uma outra que já tinha visto e desconfiei, após pegá-la em mãos, percebi que era uma camisa realmente de época e o patrocínio pintado com a mesma tinta e da mesma forma que as outras que já tinha visto na época. Mas então, por que ela é diferente ?

Conversando com o amigo Jr Albuquerque ele me disse uma frase que me fez tirar qualquer dúvida sobre a camisa : " Se atualmente, onde os patrocínios são feitos por computador, se vê muita coisa diferente, imagina antigamente que tudo era feito manualmente? " . Ta aí uma bela explicação pra essas camisas, elas podiam ser feitas as pressas para o jogo e outras assim como acontece hoje, preparadas para um talvez próximo jogo.

Conversando com outro colecionador, descobri que existe uma bombril com o patrocínio costurado, mas todas essas camisas seriam mesmo de um único jogo ?

Assim como acontecia na década de 70, alguns jogadores deveriam mandar fazer outras camisas para talvez presentear amigos e trocá-las em jogo, já que eu não acredito que alguém fraudaria uma camisa de época por um patrocínio (caso que é muito comum nos dias de hoje, graças ao computador e ao silk screen).

Para vocês entenderem melhor o que estou falando, vou postar algumas fotos.





E os outros modelos Topper ?
Será que essa constante troca de símbolo era algo proposital ?





Fora alguns modelos que percebi esses dias, como o 'a caminho do bi', onde achei em duas camisas diferentes, será que pra fazer as camisas do time todo faltou uniforme e pegaram uma camisa simples do ano anterior e fizeram as pressas ?




E as camisas da democracia ? Por que elas são de tamanhos diferentes ?



Talvez esteja ai a graça de colecionar, sempre achar algo novo e viver de 'achismos'. hehehehe

Mas a única certeza que tenho é que camisas topper com etiqueta dellerba ou etiqueta scracth (acredito que tenha alguma ligação com a dellerba) são camisas originais e que são lindas camisas ! hehehehe


Se puderem, comentem e me mandem histórias e fotos de suas camisas para eu postar aqui!

Meu email é rodgajus@hotmail.com

Muito obrigado.