quarta-feira, 16 de outubro de 2013

1985 - Kalungas raras

Graças ao Sr. Homero, podemos ver um dos modelos mais difíceis de serem encontrados tratando-se de camisas do Corinthians, esse modelo é a primeira camisa com o patrocínio da Kalunga, talvez tenha sido usada somente no jogo contra o Vasco no Brasileiro de 1985, num casamento que durou até o ano de 1994. Bem mais vantajoso a Kalunga, que até então era uma empresa desconhecida e "se aproveitou" da imagem do Corinthians através de Damião Garcia, sócio do clube para dar uma divulgação nacional a sua marca.



Esta partida ficou famosa por ser plano de fundo para uma cena da novela Vereda Tropical da Rede Globo, onde o ator era um jogador de futebol e se apresentava e jogava pelo Corinthians nessa partida, a única diferença é que na novela ganhamos e no jogo real empatamos em 2 x 2..

O que chama a atenção no modelo da camisa é a "aparência" do Kalunga tremido escrito na camisa, o que dá a aparência de embriaguez (pelo menos em mim. rs) diferente assim como a Kalunga com as três penas abaixo e também com "Carbex" escrito as costas, modelos que nunca nem vi foto de uma camisa oficial.

                                      Livro Paulo Gini e Rodolfo Rodrigues




Domingo, 27 de Janeiro de 1985

Corinthians:
Carlos, Édson, Juninho, De León e Wladimir; Biro-Biro, Dunga e Casagrande; Paulo César (Arturzinho), Serginho e João Paulo. Técnico: Jair Picerni.

Vasco:
Roberto Costa, Edevaldo, Ivã, Daniel González* e Aírton; Vítor, Oliveira (Roberto Dinamite) e Geovani; Mauricinho, Cláudio Adão* e Rômulo. Técnico: Edu Antunes Coimbra.

Estádio Cicero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Árbitro: José de Assis Aragão - SP 
Público : 39.502
Renda: Cr$ 232.903.000,00 (R$ 383.975,85 em 2013)

                                                   http://www.colecaocorinthians.com.br/


Após um pouco mais de pesquisa, apesar de ser muito difícil encontrar vídeos e fotos da época na internet, vemos o modelo usado na partida seguinte Corinthians 0 x 1 Internacional e ela é totalmente diferente, possui uma gola V tampada, camisa provavelmente também usada em Flamengo 2 x 0 Corinthians , num péssimo começo de campeonato onde ainda empataríamos em Corinthians 1 x 1 Cruzeiro com a camisa que já não identifico se é a mesma e só venceríamos a primeira em Corinthians 1 x 0 Santos gol de Dunga com a camisa listrada, mesmo jogando como mandante. 




Na partida Corinthians 2 x 0 São Paulo (freguesia braaaava), eu tenho dúvidas maiores ainda sobre qual camisa é essa, se é uma Kalunga "normal" ou se tem algo de diferente.

Já na partida posterior, Corinthians 2 x 0 Portuguesa nota-se claramente que o modelo usado é o da Kalunga com o L simples, já na partida entre Náutico 0 x 0 Corinthians, não tenho registro em vídeos, porém suponho que usamos os mesmos modelos de camisa.


Como estou achando bem legal procurar esses vídeos, apesar da péssima qualidade, descobri que misteriosamente usamos a camisa listrada novamente em Corinthians 2 x 0 Bahia , modelo que deve ser o mesmo usado contra o Santos.



Passamos fácil em Goiás 0 x 4 Corinthians e perdemos por 1 x 0 pro Vasco já na primeira rodada do returno.

No empate de Internacional 1 x 1 Corinthians, já é usado o modelo mais tradicional das camisas Kalunga dessa época. 



Porém, a camisa de Cruzeiro 1 x 1 Corinthians, me gera dúvida em relação a camisa assim como Santos 0 x 0 Corinthians onde não temos vídeo da partida.

Já na partida Corinthians 1 x 2 São Paulo, usamos a camisa listrada já com o quadrado branco.


Em Portuguesa 0 x 2 CorinthiansCorinthians 1 x 1 Flamengo, provavelmente Corinthians 2 x 0 Náutico, Bahia 2 x 0 CorinthiansCorinthians 2 x 1 GoiásJoinville 2 x 0 CorinthiansCoritiba 1 x 0 Corinthians, Corinthians 0 x 0 Sport aparentemente utilizamos o mesmo modelo, sem nenhum alteração.

No jogo de volta entre Corinthians 1 x 0 Coritiba jogamos de listrado com uma costura maior em volta do Kalunga,



Sport 3 x 1 Corinthians e Corinthians 1 x 1 Joinville provavelmente utilizaram a camisa branca tradicional igual a dos outros jogos, resumindo, não nos classificamos para a fase final e assim se encerra o campeonato Brasileiro para nós naquele ano, curiosidade é que o campeonato pára durante dois meses para o início do Campeonato Paulista (e não me pergunte o porque) e assim desvendamos as camisas usadas no Campeonato Brasileiro de 1985, mas gera a dúvida nos uniformes citados anteriormente com Carbex e com as penas da Kalunga, em quais jogos teriam sido utilizados ?

Talvez em diversos amistosos, Campeonato Paulista e a Copa das Nações que jogamos, a pesquisa continua ! A dor de cabeça trás dessas fica além de encontrá-las para a coleção, mas também em saber em exato quais e quando foram utilizadas! 

Caso alguém tenha dúvida de como funcionou aquele Campeonato Brasileiro, segue uma explicação de seu regulamento, totalmente confuso e com times que eu jamais imaginaria que jogaria um campeonato Brasileiro.


Um comentário:

  1. Quem era o camisa 15 em 1985 ? Corinthians e santos timão 2x1

    ResponderExcluir